Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
  • Ricardo Adriano do Nascimento

OCP (Operação Carro-Pipa) como funciona e quem coordena


A Operação Carro-Pipa é um projeto criado pelo Governo Federal e que tem como nome oficial Programa Emergencial de Distribuição de Água. Seu objetivo principal é levar água para consumo humano nas áreas atingidas pela seca na região Nordeste, norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. O programa advém de uma Cooperação Técnica e Financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa (MD).


A operação envolve diversos órgãos, sendo eles municipais, estaduais e federais também. Ao nível do Governo Federal estão envolvidos o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, representando nesse caso pelo Exército Brasileiro. O Exército Brasileiro é responsável pela fiscalização e coordenação da distribuição da água nas áreas atingidas pela seca que atende 873 municípios nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba,Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte,Sergipe e Tocantins. Para que um município possa receber a operação PIPA é necessário que ele tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública, após isso a situação de anormalidade deverá ser reconhecida por seu Governo Estadual e pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, junto a Defesa Civil municipal uma comissão será responsável por indicar as prioridades de atendimento dentro do município, assim como fiscalizar a execução da ação em parceria com o Exército Brasileiro. Essa comissão deverá ser constituída de um representante da prefeitura, um vereador da oposição, um vereador da situação,um membro da Igreja Católica, um representante da Igreja Evangélica,presidentes dos sindicatos e líderes comunitários.


A Coordenação de Proteção Defesa Civil Municipal, irá cadastrar as comunidades atingidas pela estiagem (seca). criando um Ponto de Abastecimento (PA), onde deverão atender critérios para o recebimento da água, que vem de um manancial cadastrado. As famílias cadastradas nos PA's terão direito a 20 litros de água por pessoa da família cadastrada por dia. A quantidade de água ao PA dependerá da quantidade de pessoas cadastradas.


Exemplo: A comunidade x possui 40 pessoas cadastradas. Esta comunidade tem direito a 800 litros de água ao dia. No mês são 24000 mil litros de água. Suponhamos que o caminhão-pipa que abastece o PA seja de 10.500 litros. Devemos pegar o quantitativo mensal e multiplicar um trimestre - 24000 x 3= 72000 litros por trimestre. Deve-se pegar este quantitativo e dividirmos pelos litros da pipa - 72000/10500= 6,85. Isso quer dizer que arredondamos para 7 carradas no período de 3 meses, 3 carradas num mês, 2 carradas num outro mês e outas 2 carradas num último mês (3-2-2).

16 visualizações0 comentário