Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
  • RAN

O que significa resultado negativo do teste PCR (TESTE RÁPIDO) para coronavírus

Sensação de segurança pode ser enganosa devido a sensibilidade de exame

Recentemente, um amigo médico com sintomas de gripe conseguiu fazer um exame laboratorial de PCR para o “coronavírus” em material obtido do nariz e da garganta. Ao obter um resultado “negativo” (na verdade, “não detectado”), comemorou. Fui então, por dever de ofício, obrigada a informar-lhe que, mesmo assim, precisaria manter o isolamento de 14 dias a contar da data do início dos sintomas.


Todos os exames laboratoriais são sujeitos a resultados que não refletem a real situação da pessoa testada. São os chamados resultados “falso positivos” e “falso negativos”. Esse conceito ficou bem conhecido durante a epidemia da Aids, pois houve relatos de pacientes falso positivos em número significativo, até que foram desenvolvidos novos exames laboratoriais confirmatórios bastante específicos.


No caso da Covid-19, não tememos tanto os resultados falsamente positivos, uma vez que o paciente deverá apenas cumprir regras mais rígidas para proteção da comunidade, as quais são devidas por todos nós no momento. Contudo, o resultado negativo gera uma sensação de segurança que pode ser enganosa, caso o resultado não reflita o real estado do paciente.


Sensibilidade é a capacidade de um exame laboratorial de apresentar resultados positivos em pessoas sabidamente portadoras de uma condição clínica. Em um estudo realizado pelo cientista chinês Tao Ai e colaboradores para estudar a sensibilidade do exame molecular RT-PCR para CoV-2, ela foi de cerca de 70%. Ou seja, em 1.000 pessoas com o diagnóstico final fechado (clínico, tomografia e RT-PCR), 300 apresentaram em algum momento resultado negativo para RT-PCR. E, portanto, falsamente negativos. Isso significa que essas 300 pessoas, com base apenas no resultado negativo ao teste, seriam consideradas não transmissoras, mas poderiam na verdade transmitir o vírus.


O Tempo

2 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com