Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
  • Ricardo Adriano do Nascimento

O que explica a morte de Tarcísio Meira por Covid-19 após duas doses de vacina


Nessa quinta-feira (12), o ator Tarcísio Meira teve sua morte confirmada. Vitimado pela covid-19, o astro da televisão e do novo cinema brasileiro faleceu aos 86 anos. Meira havia tomado duas doses da vacina e ainda assim morreu por conta da doença. O que isso significa?


O fato não indica que as vacinas não funcionam, mas relembra que elas não são 100% eficazes e mortes ainda podem acontecer enquanto o vírus estiver circulando. A Coronavac – imunizante aplicado em Meira – tinha um eficácia de 49,9% em pessoas com mais de 80 anos, como Tarcísio. A idade do ator contribui para uma menor eficácia do imunizante.


“O sistema imune dos idosos é mais lento em dar sua resposta, então o pico acontece, em geral, de forma retardada em relação aos jovens. Até o idoso conseguir fazer uma resposta mais eficaz demora um pouco mais de tempo e eventualmente prejudica [a recuperação], além do próprio envelhecimento do pulmão”, explica o geriatra Natan Chehter, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo.


Basicamente, o sistema imune de pessoas idosas tem mais lentidão em reagir contra os vírus no geral – por isso que mais mortes por gripe e covid-19 são registradas nessa faixa etária. Mesmo com as vacinas dando um empurrãozinho na luta contra o Sars-Cov-2, elas podem não funcionar.


“No momento em que os brônquios estão inflamados, com o pulmão sob ação de um vírus, a resposta normal deste órgão encontra dificuldade para lidar com os produtos da inflamação, com o muco e as secreções. Isso faz com que o idoso possa persistir mais em sintomas e se recuperar de forma mais lenta”, afirma o geriatra.


Os números apontam que apenas 3,7% morreram de Covid depois de completar a proteção contra o vírus. O número sobe para 8,8% entre os maiores de 70 anos, caso de Tarcísio Meira. O reforço do uso de máscara e o distanciamento social são fundamentais para aumentar a proteção dos idosos que já receberam as duas doses.


HYPENESS

11 visualizações0 comentário