Compartilhe

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram
  • RAN

Liturgia da Palavra de hoje (28)


Primeira Leitura (Ef 2,19-22)


Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.


Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.


- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Responsório (Sl 18)


— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.


Evangelho (Lc 6,12-19)


— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.


12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.


Homilia


Hoje, celebramos os apóstolos São Simão e São Judas Tadeu, dois seguidores de Jesus que foram escolhidos para fazer parte do grupo dos doze. Próximos de Jesus, companheiros d’Ele, com a missão do apostolado, eles não só receberam a evangelização como foram também designados para evangelizar.


A pergunta de hoje é: como Jesus nos escolheu? Jesus nos escolheu no discernimento espiritual. E como se faz discernimento espiritual? Colocando-nos na presença de Deus, colocando-nos diante d’Ele, deixando que Ele não nos dê intuições apenas, mas nos dê a verdadeira inspiração, que Ele faça a depuração em nós, para que a Sua graça esteja, de fato, conduzindo-nos.


Ninguém pode ser discípulo de Jesus, apóstolo do Senhor, se não se colocar na atitude da oração, para que tudo se faça com o verdadeiro discernimento espiritual.


Que Deus venha em nosso socorro, para nos iluminar, a cada dia, por via da oração


Todos nós somos chamados a fazer escolhas, a cada dia em nossa vida, para discernirmos o que vamos fazer e como vamos fazer, mas temos de vencer uma tentação terrível no tempo das ansiedades em que estamos.


A ansiedade nos provoca a querermos respostas rápidas, prontas e imediatas. Achamos que tudo se encontra no Google, mas Deus não responde a nossa ansiedade, Ele responde apenas a nossa necessidade. E a nossa necessidade precisa ser buscada na oração, no discernimento, na calma e no silêncio. Nada que é feito com pressa, de forma agitada; vai ser bem direcionada, porque, para sermos bem iluminados no que vamos fazer, precisamos da calma, da serenidade, da busca tranquila de Deus que vem ao nosso encontro quando mergulhamos n’Ele, para que Ele possa, realmente, falar e dirigir o nosso coração.


Busquemos ter atitudes e orações verdadeiras, para que o nosso coração tenha luz e discernimento para fazer a vontade do Senhor.


Que Deus venha em nosso socorro, em nosso auxílio, para nos iluminar, a cada dia, por via da oração, para que tenhamos sabedoria para fazermos todas as coisas dirigidas por Ele. 

Deus abençoe você!

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2023 por AsHoras. Orgulhosamente criado com Wix.com