
Ricardo Adriano do Nascimento
As mulheres no crime organizado: sexo, dinheiro e morte

Sedução, prazer e dinheiro. Três palavrinhas chave que por longos anos tornaram as mulheres peças importantes dentro das engrenagens criminosas. O que elas colhiam de informações, dando e recebendo prazer, fortalecia o poder desses grupos. Eram tidas como escravas sexuais sem nunca terem perdido a liberdade. Eram protegidas pelos senhores do crime, até o momento em que deixaram de ser mensageiras para se transformar em gerentes do tráfico.
Semana que passou duas foram executadas e uma outra ferida a bala e jogada de um carro em uma rua de Manaus. SA - "Não difere de outras regiões do país".
O que mudou? Tudo. É que elas eram exceção a uma regra agora quebrada. Viraram soldados, donas da bocada e, portanto, com a responsabilidade de servir exclusivamente a organização criminosa.
Nesse mundo de escuridão, com o Estado ausente e omisso, crime e castigo andam juntos.